Campo Grande recebe Ministério das Cidades e GIZ para visita técnica
Realizado entre os dias 19 e 21 de outubro, nos altos da Avenida Afonso Pena, o 10º Drive Thru da Reciclagem contabilizou nesta edição quase 6 toneladas de resíduos descartados de forma correta. A iniciativa se empenha em transformar a consciência ambiental das pessoas, por meio do consumo responsável e descarte correto.
Quem passou pelo local descartou garrafa pet, latinha, vidro, papelão, plástico, ferro, óleo de cozinha usado, eletrônico, lâmpadas, pilhas, baterias e medicamentos. O resíduo eletrônico contabilizou o maior montante descartado. Pouco mais de 3 toneladas foram coletadas no evento.
Com os 75 quilos de medicamentos e 87 litros de óleo de cozinha usado descartados de forma correta durante o 10º Drive Thru, foi possível preservar cerca de 36 milhões de litros de água, pois, se descartado de maneira irregular, um quilo de medicamento pode contaminar 450 mil litros de água e um litro de óleo, 25 mil litros de água.
O descarte de vidro somou 880 quilos. Entre papel e papelão, o montante somou aproximadamente uma tonelada. Já a sucata de ferro e latinhas totalizaram 125 quilos de descarte. Garrafas pet, plásticos e derivados contabilizaram 270 quilos. Entre pilhas, baterias e lâmpadas somaram-se 240 quilos de descarte.
Para Ana Cristina Franzoloso, embaixadora do Lixo Zero Brasil em Mato Grosso do Sul, fundadora da Du Bem Sustentável, a 10ª edição do Drive Thru da Reciclagem foi muito positiva e encerra 2023 com chave de ouro. “Tivemos números de descartes maiores do que edições anteriores. Quase 6 toneladas de resíduos arrecadados. O que nos mostra as pessoas estarem inseridas no descarte correto. Mais de 36 milhões de litros de água preservados apenas com o descarte de óleo e medicamento. O que nos surpreendeu também foram as doações. Mais de 1500 peças doadas, o que nos mostra que a proposta de valor do Drive Thru da Reciclagem é justamente o impacto ambiental e social. Estamos felizes em mostrar em mais esta edição a importância do descarte correto”, enfatiza.
Além do ambiente do descarte, o evento contou com o espaço de empreendedorismo e doação solidária. Entre roupas, calçados, brinquedos, retalhos e outros itens, foram arrecadados cerca de 1562 itens durante os três dias.
Simples, rápido e prático. O condutor que passou pelo local e realizou o descarte correto levou para casa uma muda frutífera. Ao todo, mil mudas produzidas no viveiro da Semadur foram distribuídas durante a ação. Adubos orgânicos produzidos na Unidade Técnica de Agricultura Urbana (UTA/FAC) também foram distribuídos para quem realizou o descarte.
Para a coordenadora geral do FAC, Adir Diniz, a cada edição o evento desperta ainda mais a consciência das pessoas. “É muito legal ver as pessoas empenhadas em ações tão importantes como essa. Famílias inteiras passaram pelo evento para descartar o resíduo e praticar a sustentabilidade, ou seja, você vê que existe a preocupação desses pais em formar futuros cidadãos responsáveis e conscientes com o meio ambiente”, afirma Adir.
Desde a primeira edição, realizada em outubro de 2020 ainda durante a pandemia, já foram coletadas 45 toneladas de materiais recicláveis e mais de 1,6 bilhões de litros de água preservados. Cerca de 13 mil pessoas passaram pelas dez edições. A 11ª está prevista para o mês de março de 2024.